.13 de outubro de 2009.

Eu abro meus olhos... e sofrimento.

Hoje, precisamente quase agora, assisti na aula um documentário chamado Estamira, dirigido por Marcos Prado, e o choque provocado pelo que vi foi tão intenso quanto a realidade mostrada no documentário.

Trailler:



Estamira é uma senhora de sessenta e poucos anos que passou por muitos traumas na vida. Quando criança via o pai bater na mãe, a qual ela amava muito, aos 12 anos foi violentada pelo pai, mais tarde casou-se com um Italiano e levava uma vida que pelo filme parecia ser de classe média, trabalhava, sofreu mais 2 etupros na rua onde residia, após alguns anos de casada seu marido a abandonou e Estamira e a jogou na rua, ela não conseguiu superar todos estes choques o que a levou à Esquizofrenia, doença que separa oi indivíduo da realidade. O Esquizofrênico tem noção da realidade mas vive a sua própria; ele é lúcido, mas não mede ações, nem palavras, pois sente tudo com muita intensidade.
Estamira trabalha num lixão e adora aquele local, apesar de correr perigo de contrair uma doença, apesar do frio, da chuva ela sempre está no lixão. Em dado momento do documentário ela pronuncia "Eu sou restos e descuido", ao interpretarmos notamos que talvez ela esteja se referindo à ela mesma e a sua relação com o Lixão, o modo como ela se sente, e o Lixão e o local onde as pessoas jogam seus restos.
Segundo o médico, o discurso religioso faz parte do seu tipo de Esquizofrenia, e mesmo assim sua família acha que ela está com o demônio no corpo (que faz parte da cultura da religião que seus filhos possuem, a Evangélica), isso deve-se ao fato dela xingar, blasfemar muito contra Deus, entretando no decorrer no documentário é possível alcançar a interpretação de que ela associa Deus com o pai que a violentou e com o Marido que a abandonou.
Em dado momento ela diz: "A minha missão é ser Estamira e dizer a verdade", o que me traz a seguinte reflexão: Se todos fôssemos verdadeiros como Estamira, como seriam as coisas? As pessoas clamam pela verdade, mas fecham os olhos para ela, a verdade dói. A miséria, o abandono social, a criança órfã que não tem o que comer e onde morar e se entrega ao mundo da "bandidagem"; quem vive à margem da sociedade se torna invisível, e é ali que está o que deveríamos enxergar!
Eu não estou aqui para dar lição de alguma coisa para ninguém, eu só estou escrevendo o que os meus olhos viram e meu coração sentiu, sentiu tanto que eu não tenho nem muitas palavras para conseguir expressar. Há coisas que não conseguimos pronunciar!
Quem tiver a oportunidade de assistir eu indico e depois me digam o que acharam!
Finalizo com uma frase , filosófica na minha opnião, de Estamira (esta mira, este ângulo de visão):
"Tudo que eu imagino tem, existe e é..."


[Edit 14/10]

Inscrições para o Concurso Abertas. Inscrevam-se!


Frozen Land Awards - Participe!



[/Edit 14/10]





[Edit 15/10]


FELIZ DIA DOS PROFESSORES PRA MIM! E PARA TODOS OS PROFESSORES DO PAÍS ^^



[/Edit 15/10]






Ouvindo: The American Dream ~ Walls Of Jericho

Marcadores: , , , , ,


Postado Por: Náh às 14:25:00

17 Comments

Blogger Clara said...

Sabe, às vezes eu fico tentando imaginar porque algumas pessoas passam por certas provações durante a vida... Vendo essa história, eu começo até a me considerar uma garota de MUITA sorte.

Não sei se você quiz enfatizar a esquizofrenia ou o sofrimento da Estamira. Ambas as coisas são muito tristes e desoladoras. Fazem lembrar o quanto o mundo é cruel. :(

13 de outubro de 2009 às 22:55  

Anonymous Tiago said...

Oi Nah! Tudo bem? Tinha um tempo também que eu não entrava no blog! Estou bem! É, assim como você, eu também não achava muito legal as Olimpíadas aqui. Mas da maneira como estamos perdendo as esperanças sem ver solução pra nada, acredito que isso possa ser um sopro de ânimo. Acredito ainda na melhora, que um evento assim traga não só novas construções, mais também um novo estado de espírito. Bem, só o futuro mostrará! =) Com relação ao documentário, parece ser bem interessante, e até chocante de certa forma, apesar de histórias assim se repetirem todos os dias, infelizmente. Sempre que possível, manda notícias! Gosto de ler suas mensagens e comentários. Beijos! Até breve!

14 de outubro de 2009 às 18:55  

Anonymous LP said...

Oi Nah!!
Obrigado pela tua visita ao meu blog ainda agorinha!
Mto simpáticas as tuas letrinhas!
Aliás, deixa apenas falar antes uma coisa: Sobre o texto lá, nem é poesia... apenas foram palavras saindo, sentimentos.. reflexões!!
E do Jornal Nacional.. é que o post anterior foi sobre Willian Bonner no Twitter e ele APARECEU no meu blog ehehhe bacana né??

E sobre ESTAMIRA... meu DEUS... estes tipos de trabalho em video são fabulosos, apesar de mostrarem coisas que dóem, machucam a alma! =) Mas como td, faz parte e a gente sempre reflete e aprende com isso não é?? Viver é acima de tudo, aprender e se possível ensinar!
Desculpa escrever tanto! Obrigado mesmo, pela tua visita! Voltarei mais vezes!! \o//

15 de outubro de 2009 às 17:02  

Anonymous Fêh said...

Já ouvi falar nesse documentário, ouvi boas críticas, mas ainda não tive oportunidade de assistir :/

Feliz dia dos professores para você e para todos os professores do Brasil! (e para meus pais XD)

Beijoos ;*

15 de outubro de 2009 às 18:01  

Anonymous Luiz said...

gostei do seu blog tbmmm
acho q e isso q falta hoje em dia nas familias
DIALOGO
mas... ok
enquanto ele n chega... a gnt escreve...
hihi
ate mais

P.S.: a frase foi perfeita, e isso mostra q pra ser sabio n precisa ser rico!
NEM GREGO!
kkkkkkkkkkkkkk

15 de outubro de 2009 às 18:41  

Anonymous Selkhet said...

É verdade, as pessoas querem tanto pela realidade, pela verdade, mas quando deparam-se com ela fecham os olhos e pensam o quanto o mundo é horrível, abstraem aquilo e a realidade/verdade acaba sendo ignorada por ser "feia" demais.
:*

16 de outubro de 2009 às 14:45  

Blogger Elisa Mucida said...

Ei Nah,
caramba, que história triste dessa Estamira. Muito triste e serve pra uma boa reflexão. Adorei o blog aqui, muito fofo.

To seguindo já viu? Beeijos

16 de outubro de 2009 às 16:15  

Blogger Ana~♫☮ said...

OiiH!
Lindo esse blog seu!
Adorei!
Fico inconformada com essas historias. Como uma pessoa pode sofrer tanto na vida?
Ah, feliz dia dos professores (atrasado) pra voce!
Obrigada! Tambem te achei muito simpatica e educada!
Volte sempre ao meu blog!
Bjus

16 de outubro de 2009 às 18:07  

Blogger Vanessa said...

Eu já tinha ouvido falar desse forte documentário...E me preocupa o futuro da Estamira. Depois de uma vida tão sofrida, merecia ter uma velhice mais tranquila.

E aos professores do Brasil desejo respeito e sorte!

(www.pollyok2.zip.net)

16 de outubro de 2009 às 20:20  

Anonymous zezinho said...

parabens atrassado!meu bem acho q vou ser professor tambem!?Adorei seu post,sorte e felicidade no concurso e um bom fds!!Bjs..

16 de outubro de 2009 às 22:40  

Anonymous Raianne said...

Brigada! Adoreeei o seu lay, é dificil alguém conseguir fazer uma mistura dessas cores e ficar com O-o! Parabéns, acho que ficou bastante combinando com o nome do blog xD

Ah, falando em parabens.. parabéns atrasado pelo dia dos professores, viu ♥?

Geralmente não me interesso muito por documentarios, mas essa chamou minha atenção ;X!

17 de outubro de 2009 às 17:06  

Blogger Larissa said...

hey,
wow, sabe quando você lê um post que te deixa sem palavras? Pois é esse me deixou assim.
As vezes as pessoas não enxergam a verdadeira realidade, as vezes porque não querem pois sabem que é dura demais, realmente parece ser otimo, vou falar dele pra minha professora, ela adora passar esse tipo de documentarios pra sala.

xxox

17 de outubro de 2009 às 17:14  

Anonymous Rêeh said...

Oiiie
Obrigado pela visita, adorei aqui ;)
Nossa esse documentario/video
para ser bem forte e interessante curti.
Beeijos e tenha uma bela semana

17 de outubro de 2009 às 19:55  

Blogger Vida de Garota! said...

muito lindo aqui *-*
passa la , beijos

18 de outubro de 2009 às 16:19  

Anonymous Niih said...

o documentario é bem forte :s, mas bastante interressante.
Bom, adorei o blog, beem original, PARABENS *-*

18 de outubro de 2009 às 17:47  

Anonymous Samantha said...

Eu não vi o vídeo, só o seu post, mas só de ler já é bem tocante...
E seu blog tá liindo!!
^^
Demoooro pra passar aqui, mas finalmente atualizei meu blog e mudei o layout, tava na hora, né? heuheu
beeeijo!

18 de outubro de 2009 às 17:52  

Blogger Élide Elen said...

Nossa, um história muito triste mas que infelizmente não é única, muitas mulheres passam por isso todos os dias.
Beijos!
E parabéns atrasado!

p.s. Não sei, mas adoraria conversar com vc pq faço quase o mesmo curso e como vc está terminando (e eu sou caloura) gosto de saber experiências de algumas pessoas. (fui cara de pau!)

22 de outubro de 2009 às 23:12  

Postar um comentário

<< Home

AUTORAS.
 Camila Freitas .Dottie. - 28/12 - Capricorniana. Cursa Jornalismo na FMU. Gosta de ler, sair com os amigos, ficar com o seu filho Gugu, música, chocolate, não come carne vermelha, nem carne branca. Odeia reality shows. Adora os livros da Fernanda Young e da Diablo Cody.
Twitter

------------------------------

 Nágila Khalil .Náh. - 03/12 - Sagitariana. Cursa Licenciatura plena Português/Inglês, começou na Unicsul e está quase terminando na Unicastelo. Adora mudar cor dos cabelos, Photoshop, cinema, Chocolate, música, livros, bandas, seu pai, seus amigos, sua família. "Alice no país das maravilhas" e "Alice através do espelho", ambos de Lewis Carroll. Dois melhores filmes: "Closer - perto demais" e "O Sétimo selo".
Twitter / Myspace / Formspring


------------------------------

 Raquel Rabachini .Kell. - 05/07 - Canceriana. Cinema - Anhembi Morumbi - "Gosto das bebidas mais fortes, dos cafés mais amargos, dos venenos mais lentos, das drogas mais poderosas! Tenho um apetite voráz e os delírios mais loucos. Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: E daí?! eu adoro voar!!!"
Twitter / Fotolog



BLOG.
O MDF , criado por Camila Freitas para que pudéssemos expressar nossas opiniões, discutir a vida falar sobre comportamento humano e o que mais passar por nossas mentes, pois as autoras deste blog tem algo muito, mais muito em comum além da amizade pensamos demais; o que nos causa às vezes certa indignação, depressão, anciedade, e vontade de gritar. Não nos reprima, nos deixem FALAR.

STATUS.

Últimos posts:

A emoção transbordando
Melhorada no visual
Quem disse que tem que ser desse jeito?
Verônika decide Morrer
Como entender? Como aceitar?
Blog desatualisado não vai para frente
"Vê e reconheces como é miserável o teu fim"
O renascimento
Estas são minhas preces não respondidas
Cultura meu bem, cultura!

Arquivo:
Calendário:




Contador de Visitas:

LINKS.

Link o MDF:

Mãe deixa eu Falar!

Visite:

Participe:

Frozen Land Awards - Eu Participo!



SEGUIDORES.



CRÉDITOS.
{X}{X}{X}
Melhor visualizado em
1024 x 768 px